logo

Voluntariado Empresa

Perguntas frequentes
O que é o Voluntariado Empresa ou Voluntariado Corporativo chevron-down

É organizar a vontade de exercer trabalho voluntário dentro da empresa, envolvendo os que nela trabalham ou que a dirigem: colaboradores, dirigentes. Pode-se ainda incluir os familiares destas pessoas, os reformados, fornecedores, clientes, parceiros.

O objetivo é gerar ações em benefício da comunidade nas mais variadas áreas: inclusão social, educação, formação profissional, preservação do meio ambiente, cultura, lazer, desporto, saúde, defesa de direitos, proteção de animais.

O que não é o Voluntariado Empresa chevron-down

Não é mão-de-obra gratuita: os voluntários acrescentam valor à ação social, através do seu trabalho e das suas competências e do entusiasmo. Não substituem trabalhadores remunerados da Organização onde prestam serviço.

Não pode ser obrigatório: o voluntariado não se pede, dá-se. Só participa quem quer, na medida das suas possibilidades. Mas, ao comprometer-se, o voluntário deve cumprir as regras do Programa e executar as tarefas que lhe foram atribuídas com assiduidade e responsabilidade.

Não é assistencialista: é importante socorrer pessoas em risco, seja devido a uma situação de emergência (cheias, fogos, epidemias, guerras), seja por carências extremas. Mas este não é o objetivo de um Programa de Voluntariado Empresa estruturado. A lógica da empresa é a eficiência e esta lógica precisa ser assumida também na atuação social. O caminho num Programa de Voluntariado Empresa é a capacitação das pessoas e das instituições, transformação das comunidades, a geração de valor social.

Não é auto-promoção: um Programa de Voluntariado Empresa gera uma imagem favorável da empresa junto dos seus consumidores, clientes e comunidade local. Mas a visibilidade não pode ser o seu fim, sob pena de ser uma oportunidade desperdiçada.

O Voluntariado Empresa limita-se à área da solidariedade social? chevron-down

Não, porque o voluntariado não é exclusivo da área da Solidariedade Social. São abrangidas outras áreas onde o voluntariado pode ser uma mais-valia, como o Ambiente, a Cultura, a Cidadania, o Desporto, os Direitos Humanos, a Proteção dos Animais, entre outras.

Como posso candidatar a minha empresa a um Programa de Voluntariado Corporativo? chevron-down

Basta contactar a ENTRAJUDA por mail para voluntariado.empresa@entrajuda.pt e em conjunto estruturamos o Programa que mais se adapta à realidade e à missão da sua empresa.

Como montar um Programa de Voluntariado Empresa? chevron-down

  • Antes de mais, é preciso efetuar uma reflexão com a gestão de topo para definição da política de sustentabilidade e de envolvimento na comunidade - é muito importante a mensagem inicial para sensibilizar os colaboradores e deve existir um alinhamento do programa de voluntariado com as politicas de sustentabilidade e responsabilidade social da empresa.

  • Em seguida, deve ser constituído um grupo dinamizador do voluntariado que ficará responsável pela elaboração do Programa de Voluntariado, pelas ações propostas, pelo seu acompanhamento e avaliação. Cabe-lhe também assegurar a comunicação do Programa, gerir a plataforma e articular com a ENTRAJUDA.

  • Realizar um Questionário sobre Voluntariado para fazer um levantamento sobre o voluntariado individual ou em grupo já existente na empresa, sobre o perfil do voluntário e sobre as motivações pessoais dos colaboradores.

  • Elaborar o Programa de Voluntariado (missão, visão e valores, prioridades, objectivos específicos, atividades a realizar, indicadores para monitorizar e avaliar e estrutura mínima de gestão). O ideal é que a empresa desenvolva um programa de voluntariado alinhado com a sua estratégia de negócio.

  • Estruturar o plano de comunicação para divulgar o Programa de Voluntariado (interna e externamente) com o objectivo de envolver e mobilizar os colaboradores e respectivas chefias e parceiros.

  • Definir os mecanismos de monitorização e avaliação (número de voluntários, número de horas de trabalho dedicadas, atividades realizadas, resultados conseguidos em cada organização, número de pessoas beneficiadas e impacto) para medir o valor social gerado e avaliar se os objectivos planeados estão a ser atingidos.

  • Propor uma formação sobre Voluntariado e sobre o 3º Sector.

  • Apresentar proposta de ações de voluntariado individual em ligação com a Bolsa do Voluntariado, para encaixar os perfis dos colaboradores, reformados e eventualmente familiares e principalmente permitir que se dediquem como voluntários áquilo que manifestaram querer no questionário (pintar, educar, planear, apoiar física e psicologicamente adultos e crianças, etc.).

  • Propor algumas ações de voluntariado em grupo em datas a definir e com divulgação (por exemplo, 4 ações pontuais por ano com calendarização e programação anual)

  • Criar uma página com ambiente corporativo na plataforma disponibilizada pela Bolsa do Voluntariado.

  • Prever instrumentos de reconhecimento do trabalho voluntário dos participantes no Programa (certificados, t-shirts, pins, homenagem pública, divulgação das atividades e dos resultados na newsletter ou na intranet da empresa).

  • Criação de página na plataforma de VE, gerida pelo grupo de voluntariado da empresa, para divulgar a agenda, eventos, notícias, entrevistas e reportagens especiais, promover a integração e troca de experiências entre colaboradores de todo o País. Cada utilizador pode aqui construir uma rede de relacionamentos, artilhando projectos, oportunidades de trabalho voluntário, experiências, ideias e convites para ações com colegas.

Quais os passos para começar? chevron-down

  1. A empresa contacta a ENTRAJUDA.

  2. Em conjunto estudamos um programa de Voluntariado Empresa.

  3. A empresa designa um coordenador de Voluntariado.

  4. A ENTRAJUDA disponibiliza um acesso à plataforma para a empresa.

  5. A empresa regista os colaboradores interessados em participar (nome e contacto).

  6. O colaborador completa o seu registo na plataforma, indicando as suas preferências e motivações para o trabalho voluntário.

  7. A partir daqui, o colaborador está registado e é um voluntário potencial!

  8. O coordenador de Voluntariado da empresa gere os voluntários, motiva-os e convida-os a participar.

Que tipo de Oportunidades estão disponíveis chevron-down

A ENTRAJUDA tem um conhecimento muito próximo de diversas Organizações do setor social, cultural e ambiental. Estas Organizações transmitem à ENTRAJUDA as oportunidades de voluntariado que pretendem criar.

As horas de voluntariado são contabilizadas? Como é feita essa comunicação? chevron-down

Todas as horas de voluntariado que os colaboradores executarem serão contabilizadas. A Organização promotora contabiliza-as, transmite essa informação à ENTRAJUDA que a insere na plataforma.

Gestão do Voluntariado-Empresa
Como é feita a gestão do Voluntariado- Empresa? chevron-down

A ENTRAJUDA estabeleceu uma parceria com a empresa Aplanet que disponibiliza uma plataforma de gestão do Voluntariado Empresa. Mais do que uma ferramenta, trata-se de uma plataforma de dá visibilidade a oportunidade, mede impactos e cria uma comunidade de voluntários dentro da empresa, alinhando as oportunidades disponíveis com as prioridades definidas pela empresa. Mas permitindo, se assim for considerado, que os próprios colaboradores façam propostas de iniciativas em que se empenham, criando uma relação mais próxima nos programas elaborados.

Quais as funcionalidades principais? chevron-down

A plataforma Aplanet está dividida em 6 funcionalidades:

  • Comunidade: aqui é possível convidar os seus voluntários, gerir e visualizar a lista completa dos membros da sua comunidade. Também é possível segmentar a sua comunidade por “grupos” (ex. base de localização, interesses, equipas, entre outros...) de forma a facilitar a gestão das ações.

  • Ações: crie ações preenchendo os templates com toda a informação relevante para os voluntários. Neste campo é possível ver todas as ações ativas, bem como o histórico de ações já realizadas, e, também, enviar notificações e mensagens aos participantes confirmados para cada ação.

  • Colaborações: aqui poderá ver e colaborar com ações de outras organizações, alargando o leque de iniciativas que disponibiliza aos membros da sua comunidade.

  • Relatórios: aceda a dashboards com os dados da participação da sua comunidade: horas voluntariado; contribuição para os ODS; valor angariado e/ou desempenho das competências adquiridas.

  • Propostas: aqui é possível ver as ações sugeridas pelos membros da sua comunidade. O administrador poderá aceitar ou rejeitar essas mesmas ações.

  • Rankings: aceda aos rankings em n° de horas e/ou ações realizadas pela sua comunidade.

Como convidar novos membros para a sua comunidade? chevron-down

Na seção “Comunidade” poderá convidar novos voluntários através do botão verde (+), no canto inferior direito. Existem 2 formas para convidar voluntários:

  1. de forma individual - partilhando o link de acesso à plataforma ou inserindo o e-mail do participante no campo disponível para esse efeito;
  2. de forma massiva - através dos ficheiros disponibilizados pela plataforma (xls ou csv).

Em qualquer um dos casos, o voluntário recebe uma mensagem de boas-vindas, com instruções de registo na plataforma.

Como é feito o alinhamento com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável? chevron-down

A Aplanet permite alinhar todas as ações com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. No momento em que cria uma nova ação, o administrador pode escolher até 3 ODS para associar a essa iniciativa em particular. Uma vez finalizada a ação, e assim que o administrador validar a participação dos seus voluntários, estes poderão ver a sua contribuição para os ODS refletida no seu CV Social (em n° de horas).

Como Colaborar em ações de outras organizações? chevron-down

Na seção "Colaboração" é possível ver todas as ações disponíveis de outras organizações. Para enviar um pedido de colaboração basta clicar no botão “Colaborar” e aguardar resposta. Assim que o pedido for aceite, a ação fica disponível para os membros da sua comunidade.

Como validar as horas de participação dos membros da comunidade? chevron-down

No template para criar nova ação, existem 2 opções para validar as horas dos seus participantes:

  1. automática, através de QR code
  2. manual, através da App

No primeiro caso, o organizador terá acesso a um QR Code Reader para validar a participação de cada voluntário, no momento de entrada e saída da ação. Para reportar as horas manualmente, o voluntário terá de o fazer através da App, após a sua participação na ação (neste caso, organizador terá que aprovar as horas reportadas).

Como convidar uma novo administrador para a plataforma? chevron-down

Entrar na área "Organização", disponível no menu superior, e aceder à seção “Administradores.” Aquí é possível editar as permissões de cada administrador e convidar novos membros de administração. Basta clicar no botão (+), canto inferior direito, inserir nome, email e definir as permissões. A plataforma enviará, de forma automática, um e-mail de boas-vindas, com as instruções de acesso e configuração da sua conta.

Como é garantida a confidencialidade dos dados? chevron-down

A Aplanet, entidade proprietária da plataforma, tem a responsabilidade e obrigação legais de proteger a privacidade dos seus utilizadores. Para mais informação consulte a política de privacidade da plataforma.

O voluntariado
O que é ser voluntário? chevron-down

Voluntário é o indivíduo que de forma livre, desinteressada e responsável se compromete, de acordo com as suas aptidões próprias e no seu tempo livre, a realizar ações de voluntariado no âmbito de uma organização promotora.

Quero ser voluntário!
Se quer ser voluntário: PENSE E DECIDA DISPONIBILIDADE, MOTIVAÇÃO E COMPROMISSO Quanto tempo está disposto a oferecer? De forma regular, esporádica ou pontual? Número de horas semanais, dias que prefere dedicar. O tempo que quer dar é compatível com outras atividades que já tem? O que espera poder dar e o que espera vir a receber? Consegue cumprir por inteiro o compromisso que assumir?

TAREFAS A REALIZAR

  • Consegue dizer o que tem jeito para fazer?
  • Tem ideias sobre o que gostaria de fazer?
    • Ajudar numa área ligada à arte, à solidariedade, à educação, ao ambiente?
    • Trabalhar diretamente com pessoas?
    • Ajudar em aspetos administrativos?
    • ...

O que é o trabalho voluntário? chevron-down

Voluntariado é um conjunto de ações de interesse social e comunitário realizadas, de forma gratuita e desinteressada, no âmbito de projetos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade, desenvolvidos sem fins lucrativos por organizações públicas ou privadas.

Que Organizações podem ser promotoras de voluntariado? chevron-down

Podem ser promotoras de Voluntariado as organizações públicas e privadas sem fins lucrativos, devidamente reconhecidas pela Segurança Social (no caso de organizações com atuação em Portugal, consultar listagem de Instituições Particulares de Solidariedade Social, Casas do Povo, Misericórdias e Conferências Vicentinas) ou pelo Instituto de Cooperação Portuguesa (no caso de organizações com atuação no estrangeiro, consultar listagem de Organizações Não Governamentais de Desenvolvimento).

Quais são os meus direitos enquanto voluntário? chevron-down

  • Ter acesso a programa de formação inicial e contínua, tendo em vista o aperfeiçoamento do trabalho voluntário;

  • Dispor de um cartão de identificação de voluntário;

  • Enquadrar-se no regime do seguro social voluntário, no caso de não estar abrangido por um regime obrigatório de segurança social;

  • Exercer o trabalho voluntário em condições de higiene e segurança;

  • Faltar justificadamente, se empregado, quando convocado pela organização promotora, nomeadamente por motivo do cumprimento de missões urgentes, em situações de emergência, calamidade pública ou equiparadas;

  • Receber as indemnizações, subsídios e pensões, bem como outras regalias definidas, em caso de acidente ou doença contraída no exercício do trabalho voluntário;

  • Estabelecer com a organização com a qual colabora um programa de voluntariado que regule as suas relações mútuas e o conteúdo, natureza e duração do trabalho voluntário que vai realizar;

  • Ser ouvido na preparação das decisões da organização promotora que afetem o desenvolvimento do trabalho voluntário;

  • Ser reembolsado das importâncias despendidas no exercício de uma atividade programada pela organização promotora, desde que inadiáveis e devidamente justificadas, dentro dos limites eventualmente estabelecidos pela mesma organização.

Quais são os meus deveres enquanto voluntário? chevron-down

  • Observar os princípios deontológicos por que se rege a atividade que realiza, designadamente o respeito pela vida privada de todos quantos dela beneficiam;

  • Observar as normas que regulam o funcionamento da organização a que presta colaboração dos respetivos programas ou projetos;

  • Atuar de forma diligente, isenta e solidária;

  • Participar nos programas de formação destinados ao correto desenvolvimento do trabalho voluntário;

  • Zelar pela boa utilização dos recursos materiais e dos bens, equipamentos e utensílios postos ao seu dispor;

  • Colaborar com os profissionais da organização promotora, respeitando as suas opções e segundo as suas orientações técnicas;

  • Não assumir o papel de representante da organização promotora sem o conhecimento e prévia autorização desta;

  • Garantir a regularidade do exercício do trabalho voluntário de acordo com o programa acordado com a organização promotora;

  • Utilizar devidamente a identificação como voluntário no exercício da sua atividade.